Não temos como fugir: de tempos em tempos todos nós sentimos algum estresse. Afinal, ele é uma reação natural do organismo quando estamos diante de mudanças e desafios, o que pode resultar em diversas respostas físicas, emocionais e comportamentais.
Na verdade, o corpo humano é projetado para experimentar o estresse e reagir a ele. Mais do que isso, as respostas ao estresse podem ajudar o organismo a se ajustar às novas situações. Assim, o estresse pode ser positivo quando ajuda a nos manter alerta, motivados e prontos para evitar algum perigo.
Entretanto, ele se torna um problema nos casos em que os fatores de estresse persistem sem que haja alívio ou períodos de relaxamento. Se o sistema de resposta ao estresse permanecer ativo em longo prazo e houver muita exposição ao cortisol e outros hormônios do estresse, quase todos os processos corporais poderão ser prejudicados.
Isso traz um maior risco de desenvolver uma série de complicações de saúde, como ansiedade, depressão, dores de cabeça, dor e tensão muscular, problemas digestivos, problemas para dormir, ganho de peso, doença cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta, acidente vascular cerebral e problemas de memória e foco.
Portanto, é importante aprender maneiras de gerenciar o estresse, de modo que ele não se torne uma constante na vida. Algumas estratégias podem ajudar, como:
1 – Atividade física
Mais um motivo para você se dedicar aos exercícios físicos: a prática ajuda a diminuir a quantidade de cortisol (hormônio do estresse) que é liberada diante de situações estressantes.
Além disso, durante a atividade física o organismo libera substâncias químicas que podem melhorar o humor e fazer com que você se sinta mais relaxado. Isso pode te ajudar a lidar com o estresse, a controlar a ansiedade e até a reduzir o risco de desenvolver depressão.
Se você não tem o hábito de treinar, antes de iniciar, passe por uma avaliação médica para checar se está tudo bem com a sua saúde, saber que tipo de exercício é indicado para você e em que nível você deve começar.
Da mesma forma, é aconselhável fazer a atividade física sob o acompanhamento de um profissional de educação física. Ele montará treinos adequados aos seus objetivos e seguros para você, assim como ensinará a técnica adequada de cada exercício, o que é importante para evitar lesões.
2 – Alimentação
Busque ter uma alimentação saudável, pois uma dieta equilibrada melhora a resposta que o corpo tem ao estresse. Isso deve se traduzir na inclusão de itens como frutas, verduras, legumes e proteínas de qualidade no prato no seu dia a dia.
Adicionalmente, é importante ter um horário certo para fazer as refeições e obedecê-los, para evitar a irritabilidade que a fome pode provocar.
Planeje o que vai comer ao longo do dia, se necessário deixe as suas marmitas prontas e separe lanchinhos saudáveis, para correr menos riscos de recorrer às comidinhas de baixa qualidade.
3 – Meditação
Tirar um momento para meditar pode ser outro aliado na luta contra o estresse, uma vez que a prática proporciona um tipo de higiene mental. Isso permite que a pessoa foque em si mesma e tenha menos agitação.
Não sabe como meditar? Então preste atenção na dica: encontre um lugar calmo, onde você sabe que não será incomodado. Feito isso, sente-se confortavelmente, feche os olhos e respire profundamente. A partir daí, eleve a sua atenção para as sensações que o seu corpo está experimentando e os movimentos de respiração ao longo de cinco a 10 minutos diariamente.
4 – Celebrar as conquistas
Talvez aquela meta grande que você tanto almeja ainda não tenha sido alcançada. Mas e quanto às pequenas conquistas que passam despercebidas pelo seu dia? Elas também merecem ser celebradas!
Fique atento às coisas positivas que acontecem na sua vida, por menores que pareçam ser, valorize-as e comemore! Por exemplo, um elogio que você recebeu pelo seu trabalho, aquela receita que você finalmente deu conta de acertar, o fato de ter feito exercício hoje ou simplesmente por ter sobrevivido a mais um dia.
5 – Lazer
A vida não deve ser apenas obrigações e trabalho, que inclusive podem ser fonte de estresse na vida de muitas pessoas. Por isso, é fundamental reservar uma parte da rotina para o lazer.
Aquilo que ajuda a relaxar varia de pessoa para pessoa, mas alguns exemplos incluem: passar tempo de qualidade com a família e/ou amigos, assistir uma série, praticar esportes, jogar algum game, caminhar no parque, entre outros.
6 – Ajuda profissional
Se você está inundado pelo estresse e não consegue controlá-lo por conta própria, procure a ajuda de um psicólogo, que, se necessário, poderá te encaminhar para um médico psiquiatra.
Esses profissionais são qualificados para avaliar o seu caso, identificar se há algum distúrbio de saúde mental e indicar tratamentos adequados e seguros para você. Com informações do Hospital Israelita Albert Einstein, do MedlinePlus, da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic.