Como evitar erros na hora de presentear alguém

Aniversários, casamento, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, dos Professores e o temido amigo secreto: são inúmeras as ocasiões na sua vida em que será preciso presentear alguém.

Encontrar o presente ideal para uma pessoa depende de inúmeros fatores, como os gostos individuais de cada um, a ocasião, a mensagem que você deseja passar e, principalmente, a sua relação ou o grau de intimidade que tem com ela.

Se não é possível encontrar uma fórmula mágica para o presente ideal, algumas dicas, como as que separamos a seguir, podem ajudar a não errar nessa hora.

Pense no contexto

Qual é a ocasião em que você vai presentear a pessoa? Além disso, qual é o grau de proximidade que você tem com ela? Um presente útil, mais sério e impessoal, é uma boa opção para alguém com quem você precisa manter certo grau de formalidade, como o seu chefe ou um colega de trabalho que você sorteou no amigo secreto da empresa.

Nesse tipo de situação, pode caber algo que possa ser usado para facilitar o dia a dia do trabalho, como agendas ou acessórios eletrônicos. Já algo de uso pessoal, como uma peça de roupa ou sapato aumenta as chances de errar, especialmente se você não conhecer as preferências de estilo e o tamanho que a pessoa usa.

Por outro lado, alguém mais próximo como os seus pais, a pessoa amada ou um amigo de anos merece algo que demonstre a intimidade que vocês têm. Essa é uma oportunidade de expressar o seu carinho por eles e dar algo que seja capaz de agradá-los e tocar os seus corações.

Pode ser uma coisa que eles queiram há tempos ou um presente criativo, como uma recordação da relação de vocês.

Pense na pessoa

Independente do nível de intimidade com o presenteado, algo que aumenta as chances de acertar é pensar nela. A sugestão é tirar um tempinho para refletir a respeito do que ela gostaria de receber, no que tiraria um sorriso dessa pessoa ao abrir um presente.

Caso não a conheça tão bem, você pode pedir dicas para uma pessoa que seja próxima dela ou ficar mais atento ao que ela fala nas conversas, para ver se não escapa uma dica de algo que ela esteja precisando.

Já se for uma pessoa que faz parte da sua intimidade, pense nas coisas que ela gosta de fazer e usar, mas também naquilo que ela já demonstrou detestar, para passar longe desses itens.

Sabe aquela ideia “eu vou dar o que gostaria de receber”? A chance disso dar errado é grande, afinal, estamos falando de outra pessoa, que pode ter gostos bem diferentes dos seus. Portanto, é hora de tirar o foco de si mesmo e voltar-se para o outro, para entender o que é capaz de agradá-lo.

Não faça por fazer

Não veja o ato de presentear como uma obrigação, mas como a chance de deixar o dia de alguém mais legal, no caso de uma pessoa mais distante de você, ou de mostrar como você ama o presenteado, no caso de alguém bem próximo.

Isso é importante porque ao enxergar a tarefa como mais uma coisa que você tem que fazer, aumentam as chances de que você compre qualquer coisinha bem mais ou menos, só para se livrar do dever.

No final das contas, é possível notar quando um presente foi escolhido com o mínimo de dedicação, carinho e interesse em agradar quem vai recebê-lo e quando isso foi feito com desleixo.

Tenha um orçamento

Um presente bacana não precisa ser sinônimo de presente caro. Com criatividade e pesquisa, é possível encontrar itens legais e do interesse da pessoa, sem pagar além do que o seu orçamento permite.

Para isso, a internet é a sua aliada! Fique de olho em promoções, como a Black Friday, e compare os preços das lojas.

Não deixe para a última hora

Quase tão ruim quanto um presente ruim é entregá-lo com atraso. Portanto, tente começar a pensar no mimo com alguma antecedência e compre assim que decidir o que vai dar para a pessoa, principalmente se a compra for feita pela internet, para não correr o risco dele chegar depois do dia certo.